Saúde dos pés: 10 DICAS PARA SEUS PÉS SAUDÁVEIS

 10 DICAS PARA SEUS PÉS SAUDÁVEIS

cuidados-comos-pes

 Passos Simples para cuidar da saúde de seus pés:

 

Considere a realidade de seus pés, você os utiliza todos os dias,para andar, dançar e ficar na fila. Você enfeita com elegantes sapatos ou pesadas botas de trabalho e anda descalço na praia. Eles fazem tanto por você, mas o que você faz por eles?

 

Aprenda quais podem ser os focos de problema para seus pés e como preveni-los.

1. ENTENDA SEUS PÉS

cuidados-comos-pes

Para que seus pés fiquem saudáveis, eles precisam de boa circulação bem como ser capazes de sentir a pressão, uma ferida, calor, frio e dor.

 

Sua circulação sanguínea é o sistema que traz o sangue fresco para seus pés, levando-o de volta para seu coração e pulmões. Os nervos desempenham um papel muito importante na saúde de seus pés, enviam sinais para o cérebro quando eles sentem dor, pressão ou alterações térmicas em seus pés.

 

A circulação e os nervos são partes vitais de seus pés.

Manter os pés saudáveis significa manter-se em movimento!

 

2. FIQUE DE OLHO NO APARECIMENTO DE PROBLEMAS

 

Existem duas condições das quais você deve estar atento, pois podem realmente causar problemas para seus pés: circulação deficiente e nervos danificados.

 

Circulação deficiente (ou doença vascular periférica) ocorre quando o transporte de sangue não funciona adequadamente. Condições de saúde existentes ou hábitos no estilo de vida podem ser os causadores disto.

cuidados-comos-pes

Você pode ter circulação deficiente de seus pés quando:

A pele é grossa, seca, escamosa, ou apresentam calos ou rachaduras.

São frios, pálidos, de cor azulada ou incham  Doem quando você anda ou descansa  Apresentam feridas que não cicatrizam

 

Perdem a sensibilidade

 

A lesão que impede que os nervos em seus pés sintam dor ou pressão, alterações térmicas e mantenham o equilíbrio quando você está de pé é chamada neuropatia. Várias condições, como diabetes, podem causar isto.Sinais de advertência de neuropatia  Perda de sensibilidade (dormência)

 

Sensação de agulhadas

 

Queimação, dor penetrante que piora à noite  Pequenas feridas (bolhas) que não doente  Feridas e ulceras de pressão que podem ser indolores  Pode ser difícil para você determinar se você apresenta circulação deficiente ou nervosa.

 

A circulação deficiente ou neuropatia podem influenciar na capacidade de determinar corretamente a temperatura. Verifique a temperatura da água do banho com a mão. Se você andar descalço, preste atenção na temperatura da superfície do chão.

Tome especial cuidado para evitar queimaduras nos pés por água, sol ou aquecedores. Assegure-se de prevenir ulcerações causadas pelo frio no inverno.

cuidados-comos-pes

3. LAVE E ENXUGUE BEM...

Pés sujos podem levar à infecção, especialmente na presença de diabetes e neuropatia.

Portanto limpe seus pés diariamente com água morna e um sabão suave.

 

Também não deixe os pés de molho por longos períodos de tempo.

Depois de lavar, assegure-se de secar bem entre os dedos dos pés.

 

4. ... E HIDRATE!

 

Não se esqueça de hidratar seus pés. Isto ajudará a prevenir rachaduras NOS PÉS. Uma vez que seus pés estejam secos, proteja sua pele com uma loção especialmente formulada, sem perfume, (apenas evite colocar loção em feridas abertas ou entre os dedos dos pés).

 

5. FIQUE DE OLHOS EM SEUS PÉS

 

Secura e rachaduras na pele permitem o crescimento de bactérias, aumentando assim o risco de infecção.

Portanto verifique cuidadosamente a presença de pele seca, rachaduras entre os dedos, calos ou calosidade, bolhas, e alterações na cor, ou feridas causadas por sapatos que não calçam bem.

 

6. TOME CUIDADO COM CONTUSÕES, CORTES E ARRANHÕES NOS PÉS

 

Um calo não tratado pode se transformar em uma ulcera de pé.

Após tomar banho, quando a pele ainda estiver macia, raspe o calo com uma pedra-pomes. Proteja as áreas de formação de calosidades com um protetor especifico para isto, que pode ser encontrado em qualquer farmácia.

 

Calce sapatos confortáveis e macios até o desaparecimento de seu calo.

 

Cortes e arranhões de pequeno porte podem ser tratados facilmente. Primeiro estanque qualquer sangramento. Cortes devem ser cobertos com curativos de qualidade para auxiliar a cicatrização.

 

7. ¨VISTA¨ SEUS PÉS

 

Sapatos que calçam mal podem causar feridas, deformações dos dedos, bolhas e calosidades.

· Sempre calce sapatos que ofereçam boa proteção aos pés (solas firmes e a parte superior macia)

· Nunca ande descalço. Calce sandálias ou tênis, mesmo na praia.

· Evite saltos altos e sapatos pontiagudos.

· Sacuda os sapatos antes de calçá-los para assegurar-se de que não tenham nada dentro.

· Use meias de algodão limpas. As de cor branca são as melhores. O algodão permite que os pés ¨respirem¨ e ajudam a prevenir a transpiração.

 

8. ALIVIE A PRESSÃO DOS SEUS PÉS

cuidados-comos-pes

Não submeta seus pés a pressão desnecessária. Meias apertadas podem cortar a circulação. Evite sentar com as pernas cruzadas. Cruzar as pernas pode reduzir o fluxo sangüíneo dos pés, o que pode causar problemas circulatórios.

 

Ande com segurança

 

Medidas de segurança que podem reduzir as chances de machucados:

• Acender as luzes em quartos, corredores e escadas escuras;

• Caminhar com cuidado em ruas e calçadas;

• Vestir chinelos ao sair da cama.

 

9. PREVINA O PROBLEMA ANTES DELE COMEÇAR

Exercícios regulares e uma dieta saudável são passos fáceis de seguir para prevenir problemas nos pés, além de ajudar o resto do corpo ao mesmo tempo.

 

A atividade estimula o fluxo sangüíneo nos pés e combate a circulação deficiente.

 

Andar é o melhor exercício, mas pergunte a seu médico ou enfermeira antes de você iniciar um programa de caminhadas. Para fazer exercícios com segurança, lembre-se de:

 

· Caminhar em piso nivelado;

· Caminhar com sapatos firmes e confortáveis, que não soltem do pé;

· Parar e descansar por algum tempo se seus pés ou pernas começarem a doer;

· Parar a caminhada se sentir dor;

· Tratar feridas abertas submetidas à pressão de sapatos ou roupas.

 

Uma dieta adequada não somente fornece o alimento e a energia necessários para seus pés, ela também ajuda você a manter um peso saudável. O excesso de peso sobrecarrega o trabalho dos pés. Dieta saudável inclui produtos integrais (cereais e pães), vegetais, frutas e sucos frescos, alimentos de alto teor protéico e baixo teor de gorduras, e líquido suficiente.

 

Restrinja a quantidade de colesterol e cafeína em sua dieta eliminando ou diminuindo manteiga, carnes vermelhas, alimentos e carnes gordurosas, ovos, leite integral, queijo, café, chocolate e refrigerantes. Adicione uma variedade de alimentos saudáveis em seus hábitos alimentares diários como aves, peixe, alimentos magros, leite desnatado, substitutos do ovo, e no mínimo 4 copos de água todos os dias.

 

10. FIQUE ESPERTO COM RELAÇÃO A SEUS PÉS

 

Mantenha seu corpo e seus pés saudáveis, encontre um profissional especializado que possa conhecer você e seus pés, e que tenha tempo de falar com você quando você precisa de ajuda.

Referência:

 

Fonte: ConvTec – Companhia Bristol Myers Squibb

veja mais post...

 
click nas imagens e saiba mais...
 
 unhas-decoradas-e-maquiagem
 
unhas-decoradas-e-maquiagem
 

 

Emagrecer De Vez

* Quão importante pra você seria passar na frente do espelho e, ao invés de virar o rosto, você para, se olha, dá aquela suspirada, fica de perfil e abre aquele sorriso, orgulhoso(a) do corpo que você vê no reflexo?
* Quão feliz você se sentiria ao encontrar aquele amigo ou amiga sua na rua por acaso e ouvir "Nossa, você emagreceu né? Tá bem, hein?"
* Quão satisfeito(a) e de bem com a vida você ficaria ao pegar aquela sua calça jeans, vestir ela e sentir que ela cabe certinho, perfeitamente como não cabia a muito tempo? Sabe quando você nota realmente que as roupas estão frouxas? Pois é...
* Quão feliz você se sentiria também ao se sentir mais desejado(a) pelo marido, esposa, namorado(a), etc?
* Imagine uma vida sem se preocupar com o peso, pra sempre.
Pra muitas pessoas, parece ser sonho e não realidade! Mas eu me oponho a isso e digo pra você que isso tudo é possível SIM e que VOCÊ pode conquistar tudo isso antes do que espera!

Curso de Maquiagem - Make Total

O Curso de Maquiagem Make Total apresentado pela Blogueira e Maquiadora Profissional, Luciane Ferraes revela todos os segredos que você precisa descobrir para executar com perfeição qualquer tutorial de maquiagem que esta internet. Com dicas inéditas nunca antes reveladas pelas youtubers, você vai aprender a conhecer cada parte do seu rosto, os seus pontos fortes e também os pontos fracos, tipo de pele, a importância do côncavo e como isso pode influenciar no resultado da sua maquiagem, entre tantas outras técnicas que vão te ajudar a ter resultados profissionais direto da sua casa. Mesmo que você acredite que nunca vai conseguir reproduzir os tutoriais, de uma forma muito didática, a gaúcha Lu Ferraes traz técnicas simples dos profissionais dos salões garantindo assim um aprendizado constante de uma forma muito intuitiva e divertida.